quarta-feira, 11 de abril de 2012

QUAL A PERDA CALÓRICA EM UMA AULA DE PILATES ?

Para começar vamos definir CALORIA: Caloria é a quantidade de energia que cada alimento possui, e que será utilizada pelo corpo para todas as funções, como digestão, respiração, prática de exercícios...

Todos os alimentos possuem calorias, mas em diferentes quantidades. Os alimentos gordurosos, por exemplo, carnes gordas e lacticínios, são os que mais contêm calorias. Já os carboidratos, são os que possuem as calorias mais fáceis de serem absorvidas, metabolizadas, e são fontes de energia muito boas.

As calorias só começam a pesar na balança se você ingerir mais calorias do que gasta. As calorias (ou energia) dos alimentos poderão ser queimadas ou armazenadas no corpo em forma de gordura é aí que você engorda. Contudo, se você tiver uma dieta balanceada, será mais fácil controlar o seu peso, afinal, qualquer atividade ajuda a queimar calorias.

Tabela IMC

Cálculo IMC           Situação
Abaixo de 18,5      Você está abaixo do peso ideal
Entre 18,5 e 24,9   Parabéns — você está em seu peso normal!
Entre 25,0 e 29,9   Você está acima de seu peso (sobrepeso)
Entre 30,0 e 34,9   Obesidade grau I
Entre 35,0 e 39,9   Obesidade grau II
40,0 e acima         Obesidade grau III

  • Cálculo de IMC :O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida do grau de obesidade uma pessoa. Através do cálculo de IMC é possível saber se alguém está acima ou abaixo dos parâmetros ideais de peso para sua estatura.
  • Como Calcular IMC:Calcular IMC requer a aplicação de uma fórmula que leva em conta seu peso e altura.Para fazer o cálculo do IMC basta dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros).
Quando pilates é comparado à lista de exercícios gerais, as calorias queimadas estão nos extremos de corrida e caminhada. Assim, é possível perder peso enquanto estiver usando pilates como mais uma fonte de exercício.
No entanto....

Só para perder peso, o pilates não é a atividade mais recomendada por não ser simplesmente a maneira mais eficaz de perder peso. Existem muitas outras maneiras de ficar como peso ideal e irá obter maiores e mais rápidos resultados se o objetivo é só perder peso.

Pilates vai muito além da perda de peso...

Pilates realmente muda a forma do corpo através da construção de músculos magros em vez dos volumosos, um método de corpo inteiro para que tonifique o corpo inteiro. No pilates há também um grande foco no centro ou "core". Com resultado de sua cintura mais delgada, suas roupas podem ficar frouxas na cintura e sua musculatura definida e alongada. 

O tipo e o nível de exercício que você pratica pode realmente fazer a diferença em quantas calorias você queima. Nas aulas de Pilates algumas turmas são mais lentas e mais baseadas nos princípios, alguns são moderados, e alguns são voltados também para a perda de peso, usando alguns acessórios de pilates e o jump do reforme. 

Pilates tem efeitos extraordinários sobre o corpo.

Em www.self.com, utilizei como uma fonte, encontrei as seguintes informações para uma pessoa de 80 kg fazendo pilates por uma hora: 
  • Nível Iniciante pilates +/- 294 calorias
  • Nível Intermediário pilates +/- 411 calorias
  • Nível avançado pilates +/- 512 calorias
    Estes cálculos são derivados de fórmulas científicas elaboradas por fisiologistas do exercício e com base em pesquisa, e podem diferir daquele relatado por máquinas de cardio. Nem todas as máquinas calcula com precisão a quantidade da queima calorica. Hill Nieman, David C. Teste Ergométrico e Prescrição, McGraw, 2003. Não é uso para mulheres grávidas.


Fonte: Pilates Daniela Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário