Visitantes

domingo, 4 de março de 2012

Erros que os “Pilateiros” não devem cometer!!

 
Fonte da foto: internet


 Conversar durante a aula

Ficar de bate-papo com a amiga durante a aula de Pilates não é uma boa escolha, já que o método criado por Joseph Pilates prima pelo equilíbrio entre corpo e mente. Se a conversa prevalecer durante a aula, com certeza os exercícios não terão o mesmo efeito e será preciso maior recrutramento muscular, ou seja, mais força para conseguir realizar os movimentos. Além disso, os resultados levarão mais tempo para aparecer, pois as posturas do Pilates exigem concentração.



Respirar distendendo o abdome

Respirar da maneira errada promove uma projeção da coluna lombar para frente. Isso pode gerar sobrecarga e dores nas costas. A maneira certa de respirar é a inspiração apical e costal máxima e expiração máxima forçada, desta forma aumenta o volume inspiratório e expiratório melhorando o desempenho muscular.



Apoiar a coluna deixando-a sempre reta

A ausência da curvatura aumenta a sobrecarga nas estruturas da coluna vertebral.O correto é manter a curvatura lombar fisiológica, conhecida como coluna neutra.



Trabalhar músculos isolados

Pilates não é ginástica localizada! Trabalhar músculos de forma isolada vai contra a filosofia do método que prima pelo equilíbrio neuro-muscular global. Quando os exercícios são realizados usando grupos musculares de forma isolada podem ocorrer desequilíbrios de forças musculares que pode resultar em sobrecargas, lesões articulares e até em desequilíbrio postural.



 Fonte:FisioCiência (Autor:Eliane Coutinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário